Qual a importância de apresentar informações do produto de forma clara em uma embalagem

Qual a importância de apresentar informações do produto de forma clara em uma embalagem

As informações do produto são identificadas primeiramente na embalagem. Confira os motivos principais para ter esses dados bem claros em sua embalagem!

A embalagem é a forma mais prática de se comunicar com o consumidor. É por meio dela que as informações principais são obtidas, assim como formas de utilização, restrições, entre outros fatores. Por isso, é muito importante a definição de quais informações serão colocadas na embalagem e em que ordem de relevância.

Quando o produto ainda está na prateleira do supermercado, essa é a primeira visualização, o primeiro impacto. Só depois que ele estiver com a embalagem nas mãos vai ver o restante das informações. Tudo isso acontece em uma sequência lógica que tem a ver com cada lado da embalagem.

Para efeitos de marketing e comunicação do produto isso tem uma importância fundamental. Já que as informações não podem ser colocadas aleatoriamente. Tudo tem que ser pensado de acordo com o que precisa ser divulgado em cada momento da venda. Por exemplo: o que é mais importante saber, se um produto é vitaminado ou o endereço do fabricante. Nesse caso a informação de vitaminado deve ser colocada na frente da embalagem, e o endereço fica no verso.

Ou seja, além da função de proteger o produto, sua função mercadológica também merece especial atenção. Uma vez que do ponto de vista do mercado, a embalagem identifica, atrai a atenção e vende o produto.

Informações do produto necessárias em embalagens

Há informações obrigatórias que devem conter em todas as embalagens dos produtos regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Sendo assim, a principal agência governamental do Brasil no que se refere ao setor industrial e o principal órgão regulador da indústria de alimentos listou as principais informações. Confira quais são:

  • Denominação de venda;
  • Lista de ingredientes;
  • Conteúdo líquido;
  • Indicação da origem;
  • Nome ou razão social e endereço do fabricante / importador;
  • Lote e Prazo de validade;
  • Instruções sobre o preparo e uso, quando necessário.

Vale lembrar que toda e qualquer informação pode ser utilizada como estratégia de marketing, e as embalagens não são uma exceção. Tão importante quanto prestar um esclarecimento sobre sua origem, lote, tabela nutricional ou fabricante, é que elas estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

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Fontes: Extracom / ABRE

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