Segurança das embalagens em relação à transmissão do Covid-19 é comprovada por órgão americano FDA

Segurança das embalagens em relação à transmissão do Covid-19 é comprovada por órgão americano FDA

Em tempos de pandemia, ainda restavam dúvidas sobre o
papel das embalagens na disseminação do vírus, mas estudos mostram improbabilidade

Em tempos de fake news e de informações muitas vezes desconexas sobre a Covid-19, a agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano, a FDA (Food and Drugs Administration), e o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgaram que as embalagens e alimentos não são fontes de transmissão do doença.

A Covid-19 é uma doença respiratória transmitida de pessoa para pessoa, diferentemente dos vírus transmitidos por alimentos ou gastrointestinais, como o Norovírus e a Hepatite A, que costumam deixar as pessoas doentes por meio de alimentos contaminados, explica o órgão. “Considerando os mais de 100 milhões de casos de covid-19, não vimos evidências epidemiológicas de alimentos ou embalagens de alimentos como a fonte de transmissão da SARS-CoV-2 para humanos“, afirmou o comunicado.

Em outras palavras, informações científicas confiáveis atestaram que tanto os alimentos consumidos como as suas embalagens têm mínima probabilidade de espalhar a SARS-CoV-2, já que “dado que o número de partículas de vírus que teoricamente poderiam ser captadas tocando uma superfície seria muito pequeno e a quantidade necessária para infecção por inalação oral seria muito alta, as chances de infecção ao tocar a superfície da embalagem de alimentos ou comer alimentos são consideradas extremamente baixas“, finaliza o órgão.

De acordo com o diretor da Camargo Embalagens, Felipe Toledo, a empresa sempre seguiu as normas sanitárias e continuará intensificando os cuidados, mas é muito importante também que a população brasileira, empresas e fabricantes de modo geral tenham acesso a informações confiáveis como a da FDA e também a segurança de que a transmissão não ocorre por meio das embalagens.

Fonte – FDA – Food and Drugs Administration: https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/covid-19-update-usda-fda-underscore-current-epidemiologic-and-scientific-information-indicating-no

    Deixe seu comentário aqui

    Fale conosco via
    WhatsApp