Possibilidade de redução de lixo gerado no meio ambiente é uma das preocupações da marca, que pretende ampliar a utilização em toda a sua linha de produtos

A marca Studio dos Cachos® nasceu no sul do País, mais precisamente em Florianópolis (SC), com o objetivo de resolver as “dores” dos cabelos cacheados sem submetê-los aos tão comuns sofrimentos capilares. 

Alessandra Carelli Feminella, sua idealizadora, como quase toda cacheada, brigou com seus cabelos durante anos, por não saber como tratá-los e por não conhecer as técnicas e produtos certos.  Passados alguns anos, um intercâmbio nos Estados Unidos aos 23 anos de idade e muito estudo e técnicas inovadoras depois, surgia o Studio dos Cachos. Já no primeiro ano de empresa, estava reescrevendo a trajetória capilar de centenas de pessoas em uma verdadeira comunidade cacheada.

Assim, tomou a decisão de lançar uma linha realmente eficaz no tratamento do fio cacheado, que permitia diferentes combinações para atender as particularidades de cada cacho, desenvolvida com base em sua faculdade em Cosmetologia e Estética no Brasil. A linha traz soluções a onduladas, cacheadas e crespas.

Até o momento todas as embalagens dos produtos eram rígidas, em sua maioria com 500ml, com pump profissional. “Nossa ideia, então, foi atender a uma solicitação das próprias clientes que ao verem aquela grande embalagem indo ao lixo, poderiam reutilizá-la de forma a contribuir com o meio ambiente e até mesmo economizando no investimento”, explica Alessandra.

Por meio do laboratório Industrial Farmacêutico LIFAR, que desenvolveu a nova embalagem e fez o envase do produto, o Studio de Cachos chegou à solução da Camargo Embalagens, com a opção em stand-up pouch em forma de refil. “Já estamos utilizando as novas embalagens e no primeiro mês já tivemos centenas de unidades entregues,  e a procura continua em alta”, comemora a empresária.

APELO SUSTENTÁVEL

Segundo Alessandra, o apelo ecológico sustenta o lançamento das novas embalagens, e mesmo que as embalagens rígidas ainda façam parte do leque de produtos, a ideia é passar a ter essa opção para toda  a linha. “A preocupação com o meio ambiente sempre foi algo que ficamos alertas, inclusive no momento da formulação química dos produtos. Poder contribuir com a redução do uso do plástico é uma ideia antiga que pode ser realizada com sucesso com parcerias entre as indústrias e o Studio dos Cachos, como foi o nosso caso com a Camargo”.

Com a expectativa de novas remessas de embalagem, o Studio de Cachos pretende adaptar pelo menos 8 de seus 9 produtos para o formato stand-up pouch e ainda apresentar ao mercado  mais dois lançamentos.

Como explica o diretor da Camargo Embalagens, Felipe Toledo, a nova embalagem do Studio de Cachos, além de mais prática, reforça a preocupação da empresa com a questão da sustentabilidade. “Como o stand-up pouch utiliza menos plástico do que uma embalagem rígida, contribui para que o gasto de energia durante o processo de produção seja menor, além de gerar menor quantidade de lixo quando descartado”, finaliza.