Para que tudo ocorra bem com a impressão de embalagens, são necessários alguns cuidados preciosos. Então, entenda quais são e evite problemas futuros!

A impressão de embalagens requer atenção especial em todas as etapas. Isso porque uma pequena desatenção pode causar um prejuízo ou um resultado menos satisfatório do que o previsto. Sendo assim, confira os principais cuidados na hora de finalizar o arquivo:

Impressão de embalagens: cuidado ao finalizar o arquivo

O processo de produção de embalagem envolve muitos profissionais e a finalização do arquivo é uma das etapas mais importantes. Por isso, esse é o momento de conferir se está tudo aprovado para iniciar a impressão e, assim, evitar possíveis problemas. 

Por isso, seja cuidadoso com:

Cores e tonalidades para impressão de embalagens

As cores podem sofrer algumas mudanças de tonalidade de um programa para o outro, por isso, é necessário utilizar uma padronização. Dessa forma, quando o arquivo é finalizado em RGB ele sofre uma conversão automática na hora da impressão que causa alterações. Então, procure utilizar o padrão CMYK e a escala Pantone na hora de estabelecer as cores e, assim, garantir que a tonalidade que deseja como resultado final seja respeitada.

Atenção: um caso especial é a cor preta. Ela pode ter alteração de tonalidade mais facilmente, fique atento durante a aprovação do arquivo final!  

Imagens em boa qualidade

Para a impressão de uma embalagem ficar 100% satisfatória é fundamental que a qualidade das imagens impressas seja excelente. É fundamental que a nitidez seja mantida, por isso, confira se a resolução da imagem está adequada, de no mínimo 300 DPIs. .

Margens e Sangrias

Para evitar cortes indesejados, lembre-se de considerar o espaço das margens e a sangria da arte, com pelo menos 3mm. Caso não tenha esse cuidado, a arte pode ser comprometida, ficar sem um pedaço e a embalagem não ficará como planejada graficamente.

Sombras, texturas e gradientes

Esses três pontos fazem toda a diferença nas impressões, pois eles integram efeitos cruciais. Entretanto, é necessário que eles sejam elaborados cuidadosamente. Confira no arquivo final se não há quebras bruscas entre as tonalidades e se não há falha nos efeitos pretendidos. Com o arquivo ainda aberto é possível realizar esse tipo de correção facilmente, o que se torna impossível após a impressão do material.

Texto para impressão de embalagens

Um erro gramatical, de digitação ou de concordância no texto pode render um impacto negativo muito grande para a marca, gerando descredibilidade. Por isso, invista na revisão dos textos quando o arquivo estiver em fase de finalização e certifique-se de que o texto comunica bem o conceito e as informações do produto. Caso precise de ajuda para a revisão, contrate um profissional capacitado para esse tipo de serviço. 

Além disso, é imprescindível que os textos estejam em vetor/curvas no arquivo final para garantir que não aconteça uma troca de fonte ou deslocamento de texto indesejável.

Formato e dimensões

Envie o arquivo em um formato que seja compatível ao da convertedora que fará a impressão. Esse cuidado é indispensável para evitar distorções, alterações nas cores, incompatibilidade de arquivo, entre outros problemas. 

Além disso, outro cuidado fundamental é conferir se as dimensões do arquivo estão corretas para a embalagem necessária.

Branco, cores especiais e vernizes

Caso o arquivo possua um branco diferenciado com áreas de reserva, cores especiais, ou aplicação de verniz fosco em áreas específicas, é preciso deixar essas informações bem claras e definidas para evitar interpretações equivocadas e atingir o resultado desejado.

Gostou desse conteúdo e quer receber outros conteúdos sobre o universo de embalagens? Assine a nossa newsletter.