Confira quais os tipos e formatos de embalagens mais utilizados na indústria de alimentos

Confira quais os tipos e formatos de embalagens mais utilizados na indústria de alimentos

No setor alimentício, encontramos uma variedade de tipos e formatos de embalagens para cada finalidade. Conheça quais são os principais

A indústria de alimentos exige que as embalagens de seus produtos sejam eficientes em todos os seus fatores: proteger o alimento, atrair o cliente, adaptar-se à logística etc. Por isso, podemos encontrar uma grande variedade de tipos e formatos de embalagens para esse segmento. Conheça agora algumas delas!

Stand-Up Pouch

Também chamado de Doy Pack, são embalagens flexíveis que tem capacidade de ficar em pé, proporcionando mais área para a exposição da arte do produto, consequentemente melhor comunicação com o consumidor.

Podem ter muitas funcionalidades, como zíper, picotes para facilitar a abertura, alças, válvula e bicos.

Comportam produtos sólidos, granulados, pós ou líquidos.

São embalagens que proporcionam importante redução de gramatura e, portanto, menor custo em relação às embalagens rígidas.

Stand-up pouch - tipos e formatos de embalagens

Sanfonado

Esse tipo é o preferido na indústria de café. Ele tem como característica uma base retangular e uma dobradura que auxilia no fechamento na parte superior.

sanfonado

Flow pack

As embalagens do tipo Flow Pack estão entre as mais utilizadas por sua versatilidade em se adequar a ampla gama de produtos.

O processo de envase é muito simples e consiste em uma máquina horizontal, que fornece o filme de embalagem em fluxo contínuo para o envolvimento do produto, selagem e corte da embalagem, de forma sincronizada e possibilitando altas velocidades.

Estas velocidades conseguidas na máquina de envase, aliadas à versatilidade deste formato, tornam a embalagem flow pack uma opção de excelente custo x benefício.

Exemplos de uso: picolés, minibolos, chocolates, biscoitos, barra de cereais, sabonetes, e uma gama quase infinita de produtos podem utilizar este tipo de embalagem.

flow pack - tipos e formatos de embalagens

Sachê

Os sachês (também grafados como sachets ou sachés) são embalagens multicamadas apresentadas com 3 ou 4 soldas e são aplicadas para produtos líquidos, pastosos e sólidos estes podem ser granulados ou pós.

Geralmente os sachês são utilizados em produtos com doses únicas e também são indicados para o consumo on-the-go. 

Os produtos monodose comumente envasados por este tipo de embalagem são: catchup, mostarda, maionese e molhos. São também utilizados em formatos maiores para acondicionar refresco em pó, alimentos desidratados, especiarias e outros.

As máquinas para envase destes formatos podem ser verticais ou horizontais, podendo envasar dezenas de sachês ao mesmo tempo. 

As embalagens são configuradas dependendo do tipo de produto e proteção necessária para a sua conservação, podendo ter combinações de filmes transparentes, metalizados ou alumínio na composição da estrutura conforme o caso.

sachê

Almofada

É o tipo de embalagem mais comum no mercado de snacks e café, e tem este nome justamente por seu aspecto visual, parecido com uma almofada.

Possui na estrutura, filmes que promovem proteção ao produto como PET ou BOPP metalizados ou não e um filme interno com boa capacidade de selagem, geralmente Polietileno ou Polipropileno.Seu aspecto de “inflada”  deve-se ao oxigênio residual dentro do head space da embalagem ou mesmo pela injeção de gás inerte para melhorar a conservação do produto, fato que é bastante comum em embalagens de snacks.

Almofada tipos e formatos de embalagens

Bobina

Quando a opção do cliente é fazer o form-fill-seal na sua própria linha de envase ou mesmo por conta de terceiros, o formato de envio é em bobinas.

As bobinas são muitas camadas do filme sobrepostas e enroladas a partir de um tubete central, para uso em máquinas de envase automáticas ou semiautomáticas.

Mesmo quando a opção for a confecção em um dos formatos citados acima no próprio cliente ou terceiro, o material pode ser enviado em bobinas.

bobina

Gostou de saber quais são os principais formatos e tipos de embalagens? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre o universo das embalagens diretamente no seu e-mail!

    Deixe seu comentário aqui

    Fale conosco via
    WhatsApp