Confira algumas dicas de como sua embalagem pode se destacar no ponto de venda?

Confira algumas dicas de como sua embalagem pode se destacar no ponto de venda?

Se destacar no ponto de venda com uma embalagem correta é um passo importante para o sucesso de vendas de seu produto. Confira mais!

Se no passado a embalagem tinha como princípio básico, e quase exclusivo, o da proteção e conservação de um produto, os novos hábitos de consumo adicionaram novas funcionalidades a ela. 

Estudos afirmam que o consumidor não separa a embalagem do produto. É uma percepção de um produto único. Ou seja, uma embalagem bem projetada (em estrutura, formato e qualidade de impressão), remete a constatação inconsciente de que o produto é bom! E o inverso também é real. Embalagens de má qualidade depreciam a percepção da qualidade do produto.

A importância da embalagem se destacar no ponto de venda

Além disso, segundo a consultoria Nielsen, mais de 70% das decisões de compra não são feitas no ponto de venda. Sendo assim, a embalagem é a grande responsável por destacar o produto dentro de tantas possibilidades na gôndola. Ou seja, a embalagem deve estabelecer conexões, oferecendo uma boa experiência durante toda sua jornada e facilitando o uso do produto.

A praticidade de acondicionamento e manuseio, que já era um item mandatório, é somada a outras exigências, como segurança e beleza. O design da embalagem interfere na decisão de compra e sua identidade visual deve, além de promover informações sobre o produto e ajudar a vendê-lo, contribuir para a melhora do potencial de vendas. Investir em estilos diferenciados, como transparências, texturas, novos formatos – como o stand-up pouch, que proporciona um posicionamento diferenciado que se destaca nas prateleiras do PDV – são práticas e proporcionam uma boa experiência para os consumidores, ajudando na fidelização dos mesmos.

Um outro estudo, feito pela Packaging Matters em 2015, com mais de 2 mil respondentes dos Estados Unidos, revelou que 70% dos consumidores utilizam a embalagem para saber mais sobre a marca. Dessa forma, 66% já experimentaram algo novo somente por causa dela, e 59% comparam as embalagens entre produtos concorrentes antes de decidir pela compra.

É fato: as embalagens têm o poder de unir as marcas e os consumidores. Sendo assim, isso estimula o processo da venda do produto a se destacar no ponto de venda. Por isso, elas devem ser exclusivas, coerentes para o público, fiéis às marcas que estão por trás dela e estarem alinhadas com a solução a que são propostas.

Fontes: Nielsen, Pulsar, Ag. Hey

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