Se destacar no ponto de venda com uma embalagem correta é um passo importante para o sucesso de vendas de seu produto. Confira mais!

Se no passado a embalagem tinha como princípio básico, e quase exclusivo, o da proteção e conservação de um produto, os novos hábitos de consumo adicionaram novas funcionalidades a ela. 

Estudos afirmam que o consumidor não separa a embalagem do produto. É uma percepção de um produto único. Ou seja, uma embalagem bem projetada (em estrutura, formato e qualidade de impressão), remete a constatação inconsciente de que o produto é bom! E o inverso também é real. Embalagens de má qualidade depreciam a percepção da qualidade do produto.

A importância da embalagem se destacar no ponto de venda

Além disso, segundo a consultoria Nielsen, mais de 70% das decisões de compra não são feitas no ponto de venda. Sendo assim, a embalagem é a grande responsável por destacar o produto dentro de tantas possibilidades na gôndola. Ou seja, a embalagem deve estabelecer conexões, oferecendo uma boa experiência durante toda sua jornada e facilitando o uso do produto.

A praticidade de acondicionamento e manuseio, que já era um item mandatório, é somada a outras exigências, como segurança e beleza. O design da embalagem interfere na decisão de compra e sua identidade visual deve, além de promover informações sobre o produto e ajudar a vendê-lo, contribuir para a melhora do potencial de vendas. Investir em estilos diferenciados, como transparências, texturas, novos formatos – como o stand-up pouch, que proporciona um posicionamento diferenciado que se destaca nas prateleiras do PDV – são práticas e proporcionam uma boa experiência para os consumidores, ajudando na fidelização dos mesmos.

Um outro estudo, feito pela Packaging Matters em 2015, com mais de 2 mil respondentes dos Estados Unidos, revelou que 70% dos consumidores utilizam a embalagem para saber mais sobre a marca. Dessa forma, 66% já experimentaram algo novo somente por causa dela, e 59% comparam as embalagens entre produtos concorrentes antes de decidir pela compra.

É fato: as embalagens têm o poder de unir as marcas e os consumidores. Sendo assim, isso estimula o processo da venda do produto a se destacar no ponto de venda. Por isso, elas devem ser exclusivas, coerentes para o público, fiéis às marcas que estão por trás dela e estarem alinhadas com a solução a que são propostas.

Fontes: Nielsen, Pulsar, Ag. Hey