Camargo Embalagens 2022

Camargo Embalagens conclui a sucessão familiar e começa 2022 com projetos importantes para companhia

José Ricardo Toledo assume a Presidência do Conselho de Administração e Felipe Toledo, que já atuava na Diretoria de Negócios, assume o cargo de Diretor Executivo da empresa

Evoluir com boas práticas de Governança Corporativa já é uma realidade há mais de 5 anos na Camargo Embalagens, e a sucessão é mais um passo importante de muitos que já foram dados pela empresa.

José Ricardo Toledo, que lidera a companhia desde os seus 23 anos (hoje está com 62 anos), passa, a partir de 05 de janeiro, o cargo de diretor executivo para Felipe Toledo, que trabalha na empresa desde 2005, quando iniciou sua carreira na fábrica, no Laboratório de Qualidade. Nestes anos, além da Qualidade, passou pelas áreas de Suprimentos, Financeiro e, atualmente, Comercial.

“Sabemos dos riscos e desafios na gestão de empresas familiares no Brasil, e o nosso objetivo é separar os interesses da empresa e da família, garantindo perpetuidade e harmonia para ambas as instituições. Porém, nunca perderemos o lado positivo de ser uma empresa próxima, acessível, ou como brincam, ‘de dono’”, comenta José Ricardo Toledo.

Felipe Toledo, 37 anos, é formado em Administração de Empresas com Pós-graduação em Gestão Empresarial (FGV-RJ) e Gestão Financeira (Ohio University), com especializações em Gestão de Empresas Familiares. É membro do Conselho da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e do Dscoop Americas.

Com Felipe na diretoria executiva, José Ricardo ocupará agora o cargo de Presidente do Conselho, trocando as funções executivas pela institucional, mantendo as boas relações com os parceiros e executivos, ajudando a pensar no futuro da empresa. E complementando o corpo diretor da Camargo, temos ainda Jediel Lima da Rocha, Diretor Financeiro Estatutário da companhia, que segue no cargo como parte fundamental no apoio e execução dos projetos da empresa.

Continuidade e novos projetos

  • Ao longo dos últimos anos a Camargo vem passando por diversos processos de melhoria, com destaque para:
  • Criação do Conselho de Administração fundamentado por Acordo de Acionistas;
  • Separação de funções executivas e societárias dos familiares;
  • Contratação de Diretor Financeiro Estatutário não familiar;
  • Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultados auditadas por terceiros;
  • Reporte constante dos principais indicadores aos parceiros estratégicos da empresa;
  • Além de investir em digitalização, transparência e agilidade das informações, com a atual gestão (operacional, comercial, financeira, etc) feita por profissionais de mercado.

Balanço

O ano de 2021 foi muito desafiador para o segmento de embalagens flexíveis, que historicamente cresce o dobro do PIB. A forte inflação com aumento das matérias-primas e a desaceleração do mercado no segundo semestre pela queda de consumo, fez com que a empresa desenvolvesse uma rápida capacidade de adaptação.

“Mesmo com os desafios, a Camargo Embalagens fechou mais um ano sem causar ruptura de fornecimento a nenhum cliente e seguiu cumprindo seu papel de fornecedor estratégico”, comenta Felipe Toledo.

Além disso, em 2021 a Camargo Embalagens conquistou 59 novos clientes, aumentando sua participação em outros mercados além do alimentício como cosméticos, medicamentos, pet food, agro, produtos químicos e industriais. Com isso hoje temos mais de 400 clientes ativos em nossa carteira, complementa.

Novidades para 2022

A Camargo Embalagens inicia 2022 com uma capacidade instalada para produção de 1.200 toneladas/mês, seguindo o modelo de fornecimento de qualquer volume de embalagens flexíveis, sejam elas produzidas com tecnologia de impressão em rotogravura ou impressão digital.

Neste começo do ano, entrará em operação a nova impressora de provas de cor, que trará mais velocidade, agilidade e assertividade na aprovação dos padrões. Isso, aliado com o sistema web integrado de aprovação de artes (ApArte), trará uma ótima experiência e segurança no fluxo de aprovações para os clientes.

E tem mais: uma nova máquina de formatação de Stand-up Pouch e Sachê será instalada no final de fevereiro, triplicando a capacidade produtiva dos pouches pré-formados, trazendo versatilidade e velocidade no fornecimento de embalagens formatadas.

Outra novidade é que a Camargo Embalagens está no processo final de adequação para certificação FSSC 22000 (Food Safety System Certification), uma norma referencial de Segurança de Alimentos da Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI), baseada na ISO22000, reconhecida internacionalmente. Pretendemos finalizar as adequações e buscar a certificação ainda este ano.

Além disso, a empresa segue à frente no desenvolvimento de estruturas sustentáveis, com o compromisso de fornecer alternativas para redução do impacto ambiental do plástico, sem renunciar à proteção e segurança do produto, que é a principal função das embalagens produzidas pela empresa.

“Assumir a operação de uma empresa com tanta história é um desafio profissional e pessoal imensurável. Nossa família tem uma boa relação e todos os sócios apoiam a decisão. Além disso, a gestão da Camargo está madura e temos um time de profissionais competentes que seguirão ajudando a empresa a crescer de maneira sustentável e segura”, afirma Felipe Toledo. “Nossa empresa se baseia na simplicidade e transparência. Temos orgulho da empresa, das pessoas e dos parceiros que fazem a Camargo Embalagens”, finaliza o executivo.

Fale conosco via
WhatsApp